É voltado para adolescentes entre 15 e 17 anos, que vivem em situação de risco social e perigo de marginalização. Iniciado em maio de 2000, visa estimular o desenvolvimento das potencialidades, habilidades, talentos dos jovens. Todas as atividades são realizadas no contra turno escolar.
Neste Programa de Proteção Básica, o adolescente tem aulas de música, informática e inglês promovidas pela Cultura Inglesa.
Desde 2003, a Vida - Casa de Apoio criou um estágio remunerado para os alunos de música tecnicamente mais avançados, para permitir que prosseguissem na carreira musical.
Ao contactar outras entidades, a associação conseguiu que seus estagiários se transformassem em profissionais da arte, ensinando música em diversas comunidades. Confira a história de alguns deles:
violonista
Aluna da Escola Municipal de Música de São Paulo, é instrumentista da Orquestra do Instituto Fukuda e arte-educadora no Colégio 8 de Maio (Itapecerica da Serra) e na Escola Manacá (Cotia)
Violonista e flautista.
Leciona violino no Estúdio Harmonia (Cotia) e estuda na Escola de Música do Estado de São Paulo - Tom Jobim
Violoncelista e violinista, graduando em Psicologia.
Desenvolve projetos ligados a Musicoterapia para o Instituto São Camilo e trabalha como arte-educador em Taboão da Serra
Violinista, graduado em Educação Artística Plena em Música.
Leciona Educação Musical na Prefeitura de Barueri e no Colégio 8 de Maio (Itapecerica da Serra)
Flautista
Graduanda em Biologia (UFSCAR). Desenvolve trabalhos como instrumentista
Violinista
Graduado em Educação Artística Plena em Artes Visuais. ɠarte-educador da Prefeitura de Guarulhos e da Fundação Casa
Flautista e violonista
Graduando em Educação Artística Plena em Artes Visuais. Desenvolve projetos de Educação Musical para a cidade de Cascavel (PR)
Violinista e violonista
Graduando em Composição (UNESP). ɠarte-educador e instrumentista em Cotia e São Paulo;
Estudo violino, inglês e informática. Todos os cursos são muito legais e podem me ajudar no futuro.
Jordan Alessandro de Souza, 12 anos
Minha rotina mudou desde que comecei a estudar violino. Antes eu ficava em casa entediado, agora eu toco violino. Gostei tanto do curso, que comprei meu próprio instrumento.
Rafael Moscaritolo, 13 anos
Graças à solidez de meus estudos em violino, cursei por dois anos a Escola de Música do Estado de São Paulo - Tom Jobim e participei de festivais nacionais e internacionais. Hoje sou professor e toco na orquestra da Vida - Casa de Apoio, o que me abriu as portas para lecionar a Atmosfera Musical (Vargem Grande) e do Studio Harmonia (Granja Viana).
Jean Oliveira, 16 anos
Sonho em me tornar profissional e dominar o meu instrumento - a viola. Faço conservatório, toco em orquestras jovens e espero daqui a algum tempo poder continuar meus estudos em uma faculdade.
Catarina Schmith Rossi
O inglês que a Cultura Inglesa nos oferece me ajuda na escola, na leitura de algumas coisas e entendimento em filmes. E posso usá-lo também em viagens para fora do nosso País e na procura de empregos.
Caio Leony R. de Oliveira